Já o ciclo de vida fechado é relativo ao modelo em que os materiais que compõe um produto são, em sua maioria, reciclados — seja para utilização no mesmo ciclo ou em outro.

Podemos citar como exemplo este que é um dos mais conhecidos no Brasil: a lata de refrigerante. Após a sua utilização, o material é coletado para ser utilizado pela mesma indústria, para a fabricação de novas latas, ou destinado para qualquer outra finalidade que possa utilizar o alumínio.

Esse modelo é muito comum em países que têm poucos recursos naturais locais, como China, Japão, Alemanha, entre outros. Devido a essa particularidade, esses países buscam diminuir o desperdício para evitar realizar a importação desses materiais para o uso em suas indústrias.

Chegamos ao final deste texto e esperamos que você tenha compreendido a importância da reciclagem e como implementá-la. Na indústria, essa é uma necessidade cada vez maior das organizações que desejam crescer de maneira sustentável. Por isso, ela deve ser vista como um investimento, já que os benefícios são variados.